quarta-feira, 20 de junho de 2012

Afinal, o que é o Rio+20?



Muito está se falando sobre a famosa Conferência Rio+20. Porém, há muitas pessoas que ainda estão alienadas com relação a esse assunto, e o Pagãos pela Terra tem a intenção de trazer alguns esclarecimento – com uma linguagem até menos técnica – e reflexões sobre tal evento.

A Rio+20 é uma Conferência das Nações Unidas, que tem como objetivo trazer propostas, alternativas e possíveis soluções para um futuro desenvolvimento sustentável.  É um evento que trava compromisso com questões políticas, sociais e econômicas e que envolve países do G20 e do G77, assim como diversos Chefes de Estado e de Governo de países-membros das Nações Unidas.
O evento tem dois principais objetivos:

* economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.
* estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 

O Brasil é tido como Presidente-Chefe da Conferência, e apresentou um documento – texto final da Rio+20 – que, para muitos ambientalistas, ativistas e ONG’S, foi tido como “fracasso épico”, chegando até mesmo a chamar a Conferência de Rio-20. Porém, a Presidente Dilma Rousseff ficou satisfeita com tal documento, e ainda declarou que o Brasil estava fazendo o possível, e que a aprovação do texto final foi uma vitória.
Pois é, aqui podemos comprovar que o desenvolvimento – seja ele sustentável ou não – não depende somente de nós. A grande maioria, e aqueles que realmente têm nome para fazerem algo, como por exemplo, a própria Presidente Dilma, fecha os olhos para a realidade!

A Conferência ainda conta com um evento paralelo, que é a Cúpula dos Povos, organizado por entidades da sociedade civil e movimentos sociais de vários países.
A Cúpula dos Povos tem como objetivo discutir as causas da crise socioambiental, apresentar soluções práticas e fortalecer movimentos sociais do Brasil e do mundo.
Para saber mais sobre a Cúpula dos Povos na Rio+20, clique aqui.

O fato é que todas essas propostas e ações já foram feitas em Conferências de Desenvolvimento Sustentável anteriores, como por exemplo, a Rio+10, Conferência que foi realizada 10 anos após a Eco92.

O que foi a Eco92?

Eco92 ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), foi realizada no ano de 1992 no Rio de Janeiro, e teve como objetivo conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra. Foi na Eco92 que foi instaurado e consagrado o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
O principal documento da Eco92 foi chamado de Agenda 21, que tratava de assuntos sociais, econômicos e ambientais. Porém, pelo o que se sabe, pouca coisa foi feita para a concretização desses temas propostos na Agenda 21.

O que foi a Rio+10?

A Rio+10 foi a primeira Conferência de Desenvolvimento Sustentável após a Eco92, e tinha como principal objetivo colocar em prática as propostas da Agenda 21. Porém, não obtiveram sucesso, pois o evento acabou tomando outro rumo, abordando assim aspectos totalmente sociais e particularidades de alguns países. Na verdade, foi uma briga de países egóicos.

Diante desses fatos apresentados, pensemos:
Rodamos, rodamos, e sempre paramos no mesmo lugar. É realmente um círculo vicioso, pelo qual o eixo central nunca é realmente modificado.
Poucos objetivos foram alcançados e poucas ações foram tomadas, ou seja, o progresso foi realmente mínimo. Diante de problemas sociais e ambientais que temos hoje, a Rio+20 passa a ser uma hipocrisia, por parte do Brasil.
É fácil todos nos unirmos e “colocarmos a boca no trombone” durante os dias de evento. Mas e depois?
Os mesmos Chefes de Estado e Governo que estão ajudando na Rio+20 fazem lavagens de dinheiro na nossa cara, dinheiro qual era destinado a melhoras sociais e ambientais. A Presidente Dilma Rousseff aprova uma hidrelétrica que tira a morada de nossos povos nativos, sendo que na Eco92, pela Agenda 21, foi prometido aos mesmos que seriam preservados a sua cultura, as suas moradias e biodiversidade.
O que fazemos diante de uma situação como essa? Comemoramos o fato do Brasil estar cediando a Rio+20, um evento ambiental que trará grandes benefícios para as próximas décadas.
Acredito realmente que esse progresso possa ocorrer, se realmente houver foco e trabalho de todas as partes. Caso contrário, a Rio+20 ficará na história como somente mais um evento hipócrita... realmente um fracasso épico.

O que o Paganismo tem a ver com isso?

O Paganismo tem um forte compromisso e respeito pelas/ com as pessoas e meio ambiente. Queremos um mundo melhor, com um futuro melhor e realmente sustentável. E os verdadeiros Sacerdotes e Sacerdotisas da Arte – que são nada mais nada menos, do que a voz dos Deuses aqui na Terra -, lutam por isso todos os dias.
A União Wicca do Brasil (UWB), que é uma organização sem fins lucrativos, tem uma participação na Cúpula dos Povos, na tenda Religiões por Direitos, na Rio+20.
O Presidente da UWB fala em nome de todos nós na Conferência, desmitificando a nossa religião, impondo o respeito e direito civil que ela realmente merece, assim como mostrando também os nossos interesses e compromissos com relação ao meio ambiente. Participaram também a Abrawicca e a IBWB.
Muitos Clãs e ONG’S interreligiosas estão participando da Cúpula dos Povos, na Rio+20.
Isso é uma verdadeira vitória, mas não para o Brasil, e sim para o Paganismo. O que poderemos fazer para o Brasil em nome da nossa religião é que são os verdadeiros benefícios.
A tenda Religiões po Direitos na Cúpula dos Povos tem como objetivo promover a visibilidade das religiões na Rio+20, e para a abertura dessa tenda, no dia 15 de junho, estava confirmada a presença de representantes de diferentes religiões, entre ela, o Paganismo. Porém, somente o Presidente da UWB, Og Sperle, estava presente no momento, portanto a abertura da tenda foi marcada por um ritual pagão.
Isso foi um grande progresso, e ficamos muito felizes em percebermos a evolução da nossa religião para com o nosso país.
Agradecemos imensamente pela atividade e iniciativa da UWB na participação da Rio+20.

E é isso aí, pessoal. Em pequenos passos, vamos conquistando nosso espaço e nossas vitórias vão sendo consagradas!
Temos sim, que ter esperanças e ajudarmos no que pudermos para a evolução do nosso país, em todos os quesitos. Conferências como a Rio+20 ajudam muito nisso, porém isso não quer dizer que precisamos fechar os olhos diante da verdadeira realidade do nosso país!
Como iremos fazer algo se não sabemos realmente o que está acontecendo? Como iremos tomar uma atitude se estamos com a venda da ilusão e da ignorância? Te mos que ser conscientes de nossa situação, pois somente assim conseguiremos mudar o eixo dessa roda.

Abençoados Sejam,
Aline Pandora.

Fontes:
pt.wikipedia.org
br.yahoo.noticias.com
www.uniaowiccadobrasil.org.br

Um comentário:

  1. Nós da União Wicca do Brasil só temos a agradecer pelas palavras escritas neste artigos.

    Realmente nós pagão temos conquistado respeito perante a sociedade civil e religiosa de nosso país, e embora alguns possam pensar que isso não importa, eu digo o contrário. É de suma importância para nós este reconhecimento, pois o paganismo ainda não se uniu para realizarem ações próprias, e desta forma, ainda precisamos participar das ações e iniciativas das outras religiões. Dentre elas estão o diálogo interreligioso, as comissões interreligiosas e algumas participações para debates e colaboração na construção de leis que envolvam de certa forma a religião e/ou os religiosos.

    Mais uma vez agradecemos pelo carinho e credibilidade depositada em nosso trabalho. Gostaríamos tb de parabenizar a presença da Abraqicca e IBWB na Cúpula dos Povos.

    Um grande abraço,
    Og Sperle

    ResponderExcluir