Notícias


Engajando nossas crianças na luta a favor do meio ambiente

“Cartilha online informa sobre a sustentabilidade

Muita gente ainda não sabe do que se trata a sustentabilidade e desconhece os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Pensando nisso e, principalmente, em busca de uma forma simples e descontraída para mostrar isso a crianças, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) lançou uma cartilha online sobre sustentabilidade.
A iniciativa traz a história de várias conferências sobre o clima, desde a primeira, que aconteceu há 40 anos, na Suécia, passando pela Eco-92, sediada no Rio há 20 anos, e chegando à Rio+20.
A cartilha online tem desenhos de Jean Galvão, ilustrador da “Folha de S. Paulo”, e explica de forma simples temas que foram discutidos no evento, como desenvolvimento sustentável e economia verde.
Por meio dela, crianças e adultos podem entender e saber mais detalhes sobre os principais assuntos envolvidos. É possível que a cartilha venha a ter versões em inglês e espanhol muito em breve.”

Informações: Folha de S. Paulo
Fonte: style.greenvana.com
Texto: Mariana Montenegro
 
Muito se fala em movermos céu e terra para preparar um mundo melhor para as crianças, que são o futuro do mundo. Mas alguém já pensou em prepararmos crianças melhores para o mundo? Afinal, elas não são o futuro? Se, tivéssemos preparado as crianças de ontem – que são adultos hoje, será que o mundo estaria no “pé” que está?
Estou prestes a ser mãe, e penso nisso o tempo todo. Quero sim, um mundo melhor para a minha filha, mas também tenho a obrigação – sim, pois o mundo é de todos! – de prepará-la bem para o mundo.
Como pagã, acredito que devemos passar muito além de nossas crenças para nossas crianças. Devemos passar, acima de tudo, noções de ética, responsabilidade e amor ao e a quem as rodeia. Afinal, cuidar do Universo, da Terra onde vivemos, da terra que tiramos nossos alimentos, não é estar honrando os Deuses?
É muito importante sempre lembrar-mos que, pagão vem da palavra paganus = povo do campo. E, ainda mais importante lembrar-mos que, antes de querermos passar para nossas crianças os vários panteões que cultuamos e as práticas que temos para o autoconhecimento, é de suma importância honrar o nome que carregamos: Pagãos!

Eu dei uma olhada na cartilha, e com certeza, foi muito bem desenvolvida. Vale muito à pena imprimir e, realmente ler JUNTO aos nossos filhos.
Em alguns lugares das grandes cidades, ela foi distribuída gratuitamente. Mas, para aqueles que como eu, não mora numa grande cidade, não deixe de tê-la em casa para abordar com seu filho. É super ilustrativa e didática, e como sabemos, crianças aprendem muito rápido; portanto, logo você verá o seu pequeno, a sua pequena, se preocupando com o mundo como um todo!
Não exclua seu filho da sociedade; não o isente de responsabilidade; você deve isso a ele. Deixe esse legado!
Lembre-se que você estará fazendo a diferença não só para o seu filho, mas para todos nós, como uma grande teia que somos. E Gaia, Deméter, Héstia, e todas as Mães Terra que temos nos agradecerão!

A Cartilha On-line do Meio Ambiente está sendo disponibilizada, e você pode adquiri-lá clicando aqui.

Bênçãos,
Aline Pandora.



AMBIENTALISTA ENCARREGADO DE FAZER AS ARTICULAÇÕES DA RIO+20 DIZ QUE NÃO ESTAMOS VIVENDO O FIM DO MUNDO

O economista e ambientalista Sérgio Besserman Vianna, conhecido como “o irmão do Bussunda”, foi o encarregado pela prefeitura carioca de fazer as articulações da Rio+20. Ex-presidente do IBGE, ele conta o que fez e o que não fez para o megaevento da Onu dar certo. Segundo Besserman, a coisa está feia, mas o apocalipse não está próximo. Diz ele:
Oito meses atrás, sustentabilidade era uma cartilha dizendo "escove os dentes mais rápido, ponha uma lâmpada mais eficiente". Hoje o debate é que estamos em crise econômica, temos emergências sociais e estamos esbarrando nos limites do planeta. Tudo é uma coisa só. Uma única história e um cálculo econômico. Eu, como sou de esquerda, passei a vida ouvindo bobagens do tipo: como você gasta tempo e dinheiro cuidando do mico-leão-dourado enquanto tem crianças passando fome? Falavam de um jeito tão sombrio que o queixo tremia. Era uma crítica moral arrasadora. Atualmente, esse tipo de colocação é basicamente idiota.
Não estamos diante do fim do mundo. Estamos diante de custo e sofrimento que dá para evitar pagando pouco ou, se não fzermos nada imediatamente, custos muito maiores e mais sofrimento. A ideia de que, ao salvar um manguezal, crianças pobres fcam entregues à sua própria sorte não tem mais o menor cabimento. 
Fico impressionado como tem gente séria e bem informada que acha que está estragando o planeta, um erro primário que decorre da nossa falta de noção do tempo. Jesus viveu há 2 mil anos, a civilização tem 6 milênios, a agricultura, 11 mil anos e o primeiro bebê homo sapiens, 200 mil. A vida está aqui há 3,6 bilhões de anos. Mas esse não é o tempo da natureza, que é contado em centenas de milhões de anos! Se pegarmos só a vida pluricelular e a projetarmos num relógio de 24 horas, veremos que estamos aqui apenas nos últimos segundos da vida total do planeta.
A Terra já passou por problemas imensuravelmente maiores do que podemos imaginar. Foram mais de 30 episódios de extinção em massa, sendo 15 deles fortes e cinco apocalípticos. Se a humanidade existisse como hoje, em qualquer desses episódios, em que foram extintas 70%, 80% e até 90% das espécies, a chance de sobrar qualquer um de nós teria sido zero. Precisamos entender nosso tamanho. A natureza, sem sombra de dúvida, sobreviverá à nossa espécie. Nós é que sofreremos de forma grave as consequências, no nosso tempo, de tudo o que estamos fazendo. Toda a ciência econômica se resume a uma lei geral: não existe almoço grátis. Sou funcionário do BNDES, tenho um bom salário, mas adoto hábitos sustentáveis. Tenho um ar-condicionado no meu quarto, outro no do meu filho, outro no da minha filha e dois carros. Tenho um cachorro que toma banho com xampu e come ração. Se todos vivessem como minha família, precisaríamos de três planetas para não morrer em 24 horas. Quem está esquentando o planeta não é a humanidade, mas 15 bilhão de pessoas dos países ricos, mais os ricos e a classe média dos países emergentes.
Não temos mais tempo para campanhas desinformadas como a das sacolas plásticas. Elas duram 300 anos? Que bom. Se fosse rápido, aqueceriam o planeta. Não tem o bem e o mal. Tem contas para fazer. Esqueça o que vivemos no século 20. As guerras, as invenções, revoluções. Eliminamos espécies na velocidade de um desses apocalipses. Estamos longe de um acordo que imponha um limite ao aquecimento global. Na hora em que se puser o custo de esquentar o planeta no preço de todas as coisas, tudo vai mudar. Tem um jeito inteligente de fazer isso, mas não tenho esperança de que vamos fazer isso de um jeito inteligente. Vamos fazer de forma complicada porque a vida humana é assim. A história está em aberto. E não se trata de sermos simplesmente mais pobres. Um indivíduo com apenas um carro, que seja uma Mercedes SLK 200 conversível, comprado por 300 mil reais, consome menos recursos do que um sujeito que tenha dois carros de mil cilindradas.

É bastante interessante a forma como ele fala de sustentabilidade, poluição e meio ambiente. Ele é um economista, logo, sua visão é voltada aos interesses econômicos frente ao problema do meio ambiente. Não que eu concorde com tudo que ele diz (ou a forma como ele diz), mas extraio uma reflexão interessante desse discurso todo. Com fim do mundo ou sem fim do mundo, o motor, a mola para as causas ambientais talvez seja o alcance da massa governamental, comercial, empresarial do mundo.
Sim, é importante que sejam colocados em evidência os pontos da economia mundial afetados pelos problemas ambientais.
Realmente eu tenho a sensação de que enquanto a massa gerencial mundial não se mobilizar de fato pelas questões ambientais, sairemos do lugar com muita dificuldade. Em outras palavras, enquanto o bolso de alguns não for afetado, tudo continuará assim... em passos de tartaruga. Triste constatação.


Fonte da notícia: http://planetasustentavel.abril.com.br
Bênçãos,
Lua Serena



Brasil atinge menor taxa de desmatamento em 24 anos





Em 2012, o Brasil atingiu a menor taxa de desmatamento registrada na Amazônia desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) começou a fazer a medição, em 1988. Segundo dados apresentados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, entre agosto de 2010 e julho de 2011, a região teve 6.418 quilômetros quadrados da sua área desmatada, o que representa a menor taxa em 23 anos e uma redução de 8% em relação ao apurado no mesmo período entre 2009 e 2010.
O anúncio foi feito no Palácio do Planalto comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os dados mostram que o Pará foi o Estado que mais desmatou no período (3.008 quilômetros quadrados), seguido de Mato Grosso (1.120 quilômetros quadrados), Rondônia (865 quilômetros quadrados) e Amazonas (502 quilômetros).
A ministra Izabella destacou que os dados de 2012 são mais promissores ainda em relação à redução do desmatamento. Os números de agosto de 2011 a maio de 2012 mostram que há uma redução de 25% no desmatamento ante a menor taxa registrada. Segundo a ministra, isso mostra que "é possível crescer, incluir e preservar".
A presidente Dilma Rousseff, afirmou que "sustentabilidade é agenda econômica, social e ambiental" e que, se não for vista dessa forma, será insuficiente. Segundo ela, no Dia Mundial do Meio Ambiente, "temos muito a celebrar, mas também muito a avançar". Há o desafio, destacou, de produzir alimentos e água para alimentar os povos e que esse é "o maior desafio universal". "Não recuaremos diante desse grande desafio", afirmou a presidente, ressaltando que é preciso alimentar os povos, gerando energia limpa e preservando.

Como cidadã brasileira, tenho vergonha de apresentar dados como esse para a sociedade. O coração do nosso país já teve quase 7.000 quilômetros desmatados, e o povo ainda se orgulha do fato de, no ano de 2012, e SOMENTE no ano 2012, esse desmatamento ter caído. Já não era sem tempo, não?! Afinal, 6.418 quilômetros já não é muito? O que sobrará para desmatar em 2013? – irônico!
Mas, como pagã, devo admitir que consegui enxergar nesse “pequeno grande avanço”, uma ponta de esperança. Pouco, sempre é melhor do que nada – ou, nesse caso, melhor do que muito mais! E é esse um dos objetivos da comunidade pagã: ter esperanças e lutar sempre pelo avanço.
Conseguimos ver também com esse fato que, o tão falado movimento “Veta Dilma!” deu algum resultado. Além d’ela revisar e vetar vários pontos da nova lei ambiental – que sim, foi um grande avanço! – ela conseguiu fazer obras sustentáveis. Agora, por muitos anos, Dilma vai ficar conhecida como a presidente que mais fez pelo nosso meio ambiente, fazendo diminuir a taxa de desmatamento da Amazônia em 25%.
Pensemos: Será que isso é realmente correto? Será que foi realmente a presidente Dilma Rousseff que lutou e conseguiu isso para o povo em seu mandato ou, o povo alcançou essa pequena vitória significativa em seu mandato? É uma questão para refletirmos, até mesmo para decidirmos quem iremos eleger como presidente nas próximas eleições.
Embora tenha diminuído a taxa de desmatamento, ele ainda existe. Ela teria realmente feito algo se extinguisse de vez com o desmatamento do NOSSO patrimônio, que existia muito antes d’ela mesma existir.
Não devemos nos esquecer, portanto, que Dilma foi uma das presidentes que mais decepcionaram o nosso país, pois aprovou uma proposta de construção de uma hidrelétrica numa área onde habitavam povos indígenas – que ela mesma diz que é importante sustentar, gerando energia limpa e preservando, colocando isso como o “maior desafio universal” – e que desmataria muitos hectares de nossa floresta.
Um ato de evolução não deve camuflar os muitos de regressão, que damos todos os dias. Pois, se no Dia Mundial do Meio Ambiente, “comemoramos” o menor desmatamento em 34 anos foi porque um dia, alguém começou a desmatar e, outro alguém, aprovou!
Não deixemos que aconteça isso novamente...
Estamos aqui para mudar essa realidade, e podemos, pois acredito eu, que essa vitória seja mérito do povo e um favor para o nosso tão amado país!
Quero que ele continue verde e azul, assim como era no início! E você? Vai abaixar a cabeça e simplesmente comemorar esse avanço, ou agir para ele se extingua?
A escolha é sua...

Bênçãos,
Aline Pandora.

Fonte da notícia:
www.yahoo.com.br



Olimpíadas de Londres será a mais Sustentável da História

Área preservada e reservada para as Olimpíadas em Londres.
Esse lugar era uma área poluída de Stanford.
 2012 é ano de Olimpíadas em Londres.
Em julho, portanto, poderemos acompanhar o espetáculo esportivo que movimenta o mundo. Aqui no Brasil, acompanhamos a corrida da construção dos estádios para jogos da Copa do Mundo de 2014... ferro, cimento, concreto, produtos químicos, plástico... o impacto ambiental é inevitável. Mas seria possível arrumar a casa para receber eventos dessa proporção, primando pelo menor impacto ambiental e focando na sustentabilidade?
Sim, é possível... e Londres vem mostrando essa preocupação. Esta é a terceira vez que a Grã-Bretanha sediará os Jogos Olímpicos, mas desta vez os britânicos prometeram e, ao que nos parece, estão cumprindo o propósito de que esses jogos sejam os mais sustentáveis da história das Olimpíadas.
As instalações esportivas, o uso de materiais, o transporte, a água e outros aspectos foram planejados tendo como foco a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, desde os primeiros passos.
Como pagãs, ficamos felizes e torcemos para que não seja apenas o tão falado atualmente marketing ambiental. Isso porque se fizermos uma relação entre o nosso sagrado, enquanto pagãos, e as Olimpíadas... percebemos que são pontos que se encontram.
A origem das Olimpíadas é pagã, nasceu por volta de 2500 AEC com os gregos, que realizavam esses festivais esportivos em honra a Zeus no santuário de Olímpia. Os vencedores recebiam coroas de louro, uma honraria dada a poucos. A chama olímpica tem como simbolismo a história de Prometeu, que rouba o fogo de Zeus e entrega aos mortais... Olhando mais a fundo, notamos também que o fogo sagrado era a Deusa Héstia, e seu templo ficava exatamente na cidade de Olímpia.
Enfim, as raízes pagãs das Olimpíadas são claras, e nós como pagãos, sabemos disso. E como pagãos também somos ligados às questões ambientais, é algo que está presente em nossa vida, em nosso sagrado, pois honramos Deuses da Natureza, a própria vida, a própria morte, os ciclos naturais do nosso mundo e o incognoscível universo. Portanto, tudo que se relaciona ao meio ambiente nos atrai, nos faz pensar... E um evento como as Olimpíadas ter o foco na sustentabilidade, exatamente no momento em que o foco do mundo é a preservação ambiental, é de nos alegrar e serve como exemplo tanto para o nosso país, que em breve sediará a Copa, quanto para outros países pelo mundo.
Precisamos nos conscientizar e agir em prol do meio ambiente.
Se Londres está usando de marketing para atrair a atenção para si, não sabemos ao certo.
O fato é que eles estão realmente tentando, coisa que pouco país se preocupa em fazer! Porém, é uma questão que devemos parar para analisar, pois o fato de, hoje em dia, estar em voga a “modinha” de ser ecológico, toda e qualquer empresa, todo e qualquer político, todo e qualquer projeto - ainda mais um projeto da proporção das Olimpíadas – querem mostrar preocupação e resoluções para tal.
Acreditamos que devemos ter uma esperança com relação a países que realmente querem fazer a diferença. Acreditamos que existam pessoas que realmente se preocupam, mas temos que fazer nossa parte como sociedade e investidores (pois é o nosso dinheiro que está sendo investido nessas competições esportivas), e investigar o trabalho que se diz feito, por nós e pelo mundo que, futuramente, carregará nossos filhos e netos. Como fazer parte dessa integração, mesmo que indiretamente? Bem, se você é brasileiro e mora em Londres, você pode acompanhar de perto as obras e ver com seus próprios olhos. Caso contrário, procure notícias para sempre estar se atualizando e vendo o progresso.
As Árvores Solares são mais uma atração das Olimpíadas.
São postes com placas fotovoltaicas, que geram energia através
do sol.
A verdade é uma só: apenas iremos saber realmente se as Olimpíadas foram sustentáveis em seu término. Depois de todo alvoroço, ver quem ganhou ou não, ver o lucro gerado pelas Olimpíadas para o país e aumentar ainda mais o status deste, conseguiremos enxergar o progresso por trás do projeto – irônico, mas essa é a realidade!
Londres está tentando, isso não podemos negar. Que sirva de exemplo aos dirigentes do Brasil, que parecem não se preocupar com prazos, que dirá com marketing ambiental. Mas o fato é que chamar a atenção para a responsabilidade ambiental do ser humano é importante, nos faz pensar e nos faz agir.
Para saber mais sobre os Jogos Olímpicos de Londres e seu foco na sustentabilidade, disponibilizamos algumas fontes de pesquisa no final desta notícia.

Bênçãos,
Equipe Pagãos pela Terra

Fontes:
fco.gov.uk
london2012.com
planetasustentavel.abril.com.br



Nenhum comentário: