segunda-feira, 11 de junho de 2012

Consciência Pagã

Alguém já ouviu falar no termo de “eco-chato”?
Eu particularmente detesto esse termo, pois, no mais das vezes, ele é usado por pessoas que o usam como desculpa para uma ponta de cigarro jogada na calçada, uma latinha de cerveja arremessada de dentro de carros em movimento, papel de bala atirado no meio-fio, e outras tantas situações que, infelizmente, vemos todos os dias. Tudo sem remorso, claro.
É só um papelzinho...
Os catadores pegam as latinhas...
Os garis são pagos para recolher o lixo, inclusive as pontas de cigarro que descarto...
É o que alguns dizem e, de fato, nenhuma dessas frases é falsa. Mas não podemos esquecer que somos hoje na Terra, mais ou menos, 6,5 bilhões de pessoas. Faça as contas e pense. Se cada um de nós jogar no chão – apenas uma vez na vida, não precisa mais que isso – um papel de bala, uma ponta de cigarro e uma lata de cerveja. Visualize a Terra. Pois é.
Papo chato, não é?!
A maioria dos pagãos quer mais é saber de posts que tratem de assuntos místicos, contato com os Deuses, magia, rituais... Não é uma parcela muito grande dos pagãos que para, pensa e passa a agir de uma maneira mais construtiva.
E por que isso acontece?
Nossa comunidade pagã, pequena, é o micro do macro... Apesar de sermos pagãos e nos sentirmos diferentes, somos, na realidade, uma parcela da sociedade, e o nosso comportamento com relação ao meio ambiente reflete exatamente o mesmo que acontece na sociedade, em geral. Em outras palavras, poucas pessoas se preocupam com o meio ambiente, e isso independe de crença.
No entanto, como pagãos, devemos nos ater ao que anda ocorrendo com nosso planeta, que chamamos de Terra, Gaia... a Mãe Natureza... a Deusa. Nas nossas florestas moram os seres que chamamos todo mês em nossos esbás para proteger as fronteiras de nosso círculo. É na mata que moram os Deuses verdes, os Senhores da medicina, das curas, das plantas.  É o sol que honramos em nossos ritos sazonais... é a nossa casa, nossa Terra que celebramos em toda roda. É a fertilidade, o grão, o calor, o frio...
Será que não está na hora de mudarmos um pouco a nossa maneira de encarar essas questões?
Não estou conclamando ninguém a se juntar ao Greenpeace, WWF, ou outra organização. Estou apenas levantando na reflexão sobre a incoerência dos atos de muitos de nós. Todos os dias. Muitos sequer saem de seus apartamentos para saudar a Lua, fogem da chuva para não estragar a chapinha, reclamam do sol, reclamam do vento, reclama da vida... Mas na hora de dizer-se pagão, bruxo, xamã, são os primeiros a levantar bandeiras de honra e bater no peito com orgulho.
Mas o que de fato cada um de nós fazemos para mudar as coisas e melhorar o nosso meio?
Acho que poderíamos nos nortear um pouco pela ação de algumas pessoas em nosso meio.
A Abrawicca desenvolve anualmente atividades em todo o Brasil no Dia da Terra, oportunidade em que o foco é a consciência socioambiental.
A Escola Gergóvia, no Rio de Janeiro, desenvolve o Projeto Voluntários do Parque Nacional da Tijuca, um trabalho que caracteriza-se pelo amor e luta pelo verde no Parque.
A UWB e a IBWB, dois órgãos pagãos profundamente engajados e sérios participarão das atividades da Cúpula dos Povos na Rio+20, com atuação nos debates sobrea religião e meio ambiente, preservação ambiental, dentre outras atividades.
Enfim, esses são os que tenho conhecimento por ter contato com os dirigentes de tais organismos. Mas e o resto? O que tem feito?
Vamos nos conscientizar e agir. Não apenas debater, fazer belos discursos. Vamos de fato lutar por aquilo que celebramos, que é a vida.
Abaixo, deixamos à disposição para vocês a atuação direta da IBWB e da Abrawicca na Rio+20. Vamos prestigiar aqueles que lutam junto conosco.

Bênçãos,
Lua Serena.

Atividade nº 535 – Tenda nº 6 (Novos Paradigmas)
Data      16/06 - 17h30min às 19h00min
Tópico Geral (área temática): Soluções e novos paradigmas dos povos para o desenvolvimento sustentável / Dimensão Ética e Moral do Desenvolvimento
Tópico específico: Princípios Espirituais para o Desenvolvimento Sustentável
Pano de Fundo:               Partindo da perspectiva de que o desenvolvimento sustentável deve ser guiado por uma visão compartilhada e valores universais do mundo que desejamos transformar e construir, são possíveis utilizar-se de princípios e indicadores espirituais para orientar e monitorar tal progresso da civilização humana.
Formato:
1)Palestra introdutória
2)Atividade em grupos com base em material de referência que será distribuído e palestra
3)Convergência em plenária das atividades em grupo para formulação da contribuição da oficina para Plenárias de Convergência e Assembleia dos Povos;
Cooperação:United Religions Initiative / Iniciativa das Religiões Unidas (URI) , IBWB, Abrawicca e Brahma Kumaris

Atividade nº 674 Tenda nº 5 (Paz, Conflitos Religiosos e Bens Comuns)
Data      15/06 – 17h30min às 19h00min
Tópico Geral (área temática): Soluções e novos paradigmas dos povos para o desenvolvimento sustentável / Direito à liberdade religiosa
Tópico específico: Papel da religião na sociedade
Pano de Fundo:               As religiões desempenham um papel fundamental para o progresso da civilização. Serão apresentadas quais são estas contribuições, como elas se relacionam com modelos de desenvolvimento, justificando assim a valorização e a relação entre o direito à liberdade religiosa e desenvolvimento. Para ilustrar, demonstraremos como a sociedade brasileira e iraniana deixam de se beneficiar em função da perseguição sofrida por seguidores de religiões de matriz africana no Brasil e de Bahá’ís no Irã. Também focaremos na questão da discriminação dos pagãos brasileiros.
Formato:
1)Palestra introdutória
2)Atividade em grupos com base em material de referência que será distribuído e palestra
3)Convergência em plenária das atividades em grupo para formulação da contribuição da oficina para Plenárias de Convergência e Assembleia dos Povos
Cooperação: Ordem dos Advogados do Brasil – RJ / OAB RJ
United Religions Initiative / Iniciativa das Religiões Unidas (URI)
Brahma Kumaris
Casa do Perdão
IBWB - Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil
Abrawicca

Atividade nº 1435 Tenda nº 3 (Ary Pára-Raios)
Dia 17/06 - 09h30min às 11h00min
Tópico Geral:Participação universal na solução das desigualdades econômicas e sociais: um novo paradigma de desenvolvimento.
Cooperação: Comunidade Bahá'i e ATD Quarto Mundo
IBWB e Abrawicca

Nenhum comentário:

Postar um comentário